10 DIAS: DEZ LUGARES INCRÍVEIS DE GRÃO MOGOL

por Ricardh Pereira publicado 06/05/2022 07h00, última modificação 06/05/2023 17h01

Faltam nove dias para o aniversário da nossa cidade, e estamos na contagem regressiva, listando dez lugares incríveis para se conhecer em nosso município. Grão Mogol faz parte do projeto Cordilheira do Espinhaço, que visa promover o turismo em nossa região, integrando os municípios de Grão Mogol, Itacambira, Turmalina, Cristália e Botumirim. Hoje, vamos falar sobre o Rio Itacambiraçu.

O Rio Itacambiraçu é um curso de água brasileiro, afluente da margem esquerda do rio Jequitinhonha, localizado no estado de Minas Gerais. É um dos principais tributários do reservatório da usina hidrelétrica de Irapé localizada entre os municípios de Grão Mogol e Berilo.

O rio forma-se pela junção do ribeirão Sujo com o ribeirão da Areia, no limite entre os municípios de Itacambira e Botumirim. O ribeirão da Areia nasce no município de Bocaiúva, nos paredões rochosos da parte meridional da serra do Ribeirão, também conhecida como serra do Curral, localizada nos limites entre os municípios de Bocaiúva, Itacambira e Botumirim. O ribeirão sujo nasce nos paredões rochosos da serra do Macuco, ou serra Olhos D'Água, que é uma porção da serra do Espinhaço.

O rio deságua no reservatório da usina hidrelétrica de Irapé, formada pelo represamento do rio Jequitinhonha, a uma cota altimétrica média de 510 metros em relação ao nível do mar. O lugar onde se localiza a foz do rio denomina-se Barra do Itacambiruçu e, atualmente, encontra-se parcialmente inundado.

error while rendering plone.comments