10 DIAS: DEZ LUGARES INCRÍVEIS DE GRÃO MOGOL

por Ricardh Pereira publicado 07/05/2023 07h00, última modificação 06/05/2023 17h05

Faltam oito dias para o aniversário da nossa cidade, e estamos na contagem regressiva, listando dez lugares incríveis para se conhecer em nosso município. Grão Mogol faz parte do projeto Cordilheira do Espinhaço, que visa promover o turismo em nossa região, integrando os municípios de Grão Mogol, Itacambira, Turmalina, Cristália e Botumirim. Hoje, vamos falar sobre o Presépio Mãos de Deus.

O Presépio Mãos de Deus ocupa uma área de 3,6 mil metros quadrados na região central de Grão Mogol. Ele está situado em um ponto alto, de onde se pode apreciar também a beleza do casario de pedra e a paisagem com as formações rochosas e, ao fundo, a Praia do Vau, com sua a areia branquinha e fina, no Rio Itacambirassu.

Os visitantes devem se preparar para subir rampas. Pelo caminho, existe até uma gruta – numa pedra que já existia no local, lembrando o lugar onde o Menino Jesus nasceu, em Belém. À noite, a gruta recebe iluminação especial. Há também um espaço voltado especialmente para oração e reflexão.

O monumento foi construído pelo empresário Lucio Bemquerer, ex-presidente da Associação Comercial de Minas.

As peças do presépio que representam personagens da Sagrada Família - Nossa Senhora (jovem e mãe), José e Menino Jesus e os animais (o burrinho, o boi, o carneiro e o galo) foram esculpidas à base de cimento e ferro pelo escultor Antonio Silva Reis, de Contagem (Região Metropolitana). As demais esculturas, destacando os reis magos Melquíades, Belchior e Baltazar e uma estátua de São Francisco de Assis, são de autoria do artista plástico, Edson Novais, de Ouro Preto. Cada peça de pedra sabão em tamanho natural pesa em torno de 700 quilos.