10 DIAS: DEZ LUGARES INCRÍVEIS DE GRÃO MOGOL

por Ricardh Pereira publicado 08/05/2022 07h00, última modificação 08/05/2023 09h32

Faltam sete dias para o aniversário da nossa cidade, e estamos na contagem regressiva, listando dez lugares incríveis para se conhecer em nosso município. Grão Mogol faz parte do projeto Cordilheira do Espinhaço, que visa promover o turismo em nossa região, integrando os municípios de Grão Mogol, Itacambira, Turmalina, Cristália e Botumirim. Hoje, vamos falar sobre o Parque Estadual de Grão Mogol.

Parque Estadual de Grão Mogol (PES de Grão Mogol) é uma unidade conservação de proteção integral da esfera estadual mineira, inserido no bioma Cerrado e na área do município de Grão Mogol. A maior parte do parque está inserida na Serra Geral, conhecida localmente como Serra da Bocaína. O parque foi criado em 1998 e é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG). A área original do parque era de 33.324,72 hectares e foi reduzida através de um decreto em 2009 para 28.404,487 hectares.

É constituído pelo vale do Rio do Bosque e outros rios menores. O relevo é predominantemente montanhoso, cortado por grandes chapadas como a Chapada do Bosque, que chega a atingir cinco mil metros, a Chapada do Bosquinho e Chapada do Cardoso.

A vegetação da região é rasteira e de pequeno porte, típicas de campos de altitude. Nas chapadas predominam os cerrados com suas variações, destacando cerrado baixo, representado por árvores como pequizeiro, a lixeira e o pau terra, entre outras e a caatinga arbustiva com a presença de espécies como bromélias e cactáceas.

Os campos de sempre vivas e os vales dos rios do Bosque e Ventania, são pontos marcantes da região. A composição da flora desta região é peculiar, com inúmeras ocorrências de populações restritas àquele ambiente. Destaque para canelas de ema, de grande importância ecológica. Existem, ainda, algumas formações de veredas isoladas, com uma discreta presença de buritis.

A fauna possui algumas espécies consideradas ameaçadas como o lobo-guará, onça parda, jaguatirica, tamanduá bandeira, tamanduá de colete, tatu canastra, macaco sauá, lontra, dentre outras.

O Parque Estadual de Grão Mogol está situado na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha. Os rios, que cortam toda a área do parque, são perenes, mesmo estando em uma região extremamente seca. Daí a importância da preservação dessa área, para garantir a vitalidade de seus cursos hídricos e suas inúmeras nascentes, que alimentam outras grandes bacias hidrográficas.

error while rendering plone.comments