10 DIAS: DEZ LUGARES INCRÍVEIS DE GRÃO MOGOL

por Ricardh Pereira publicado 09/05/2023 07h00, última modificação 15/05/2023 11h23

Faltam cinco dias para o aniversário da nossa cidade, e estamos na contagem regressiva, listando dez lugares incríveis para se conhecer em nosso município. Grão Mogol faz parte do projeto Cordilheira do Espinhaço, que visa promover o turismo em nossa região, integrando os municípios de Grão Mogol, Itacambira, Turmalina, Cristália e Botumirim. Hoje, vamos falar sobre a Trilha do Barão.

A Trilha do Barão foi construída pelos escravos do Barão de Grão Mogol, o senhor Gualter Martins Pereira, para ligar a sua fazenda ao Arraial de Grão Mogol. Foi toda pavimentada em cantarias (pedras irregulares), e margeada por muros de arrimo em rocha. Uma exuberante e desafiadora engenharia, se tratando das íngremes encostas da serra. Trata-se da mais importante trilha preservada no município e até mesmo na região do Norte de Minas. Um lugar de beleza sem igual, boa parte do trajeto tem uma vegetação rasteira em decorrência da altitude, tornando o local com boa ventilação. O Barão representava os interesses da coroa portuguesa e por isso era a personalidade local mais importante na época da extração de diamantes. Esse fato fez com que a trilha fosse considerada por todos uma estrada real. Por ela o Barão e seus familiares eram transportados em liteiras pelos escravos até chegar à cidade. Mesmo após a mudança do Barão Rio Claro (SP), a trilha continuou a ser utilizada por lavradores.

A Trilha tem início na Rua Franklin Barbosa e termina na fazendo Quebra Coco, devido sua importância cultura para cidade foi tombada pela prefeitura de Grão Mogol.