🟡 HEPATITE A: Previna-se, cuide-se, informe-se! 🟡

por Ricardh Pereira publicado 06/07/2023 13h24, última modificação 06/07/2023 13h24

A hepatite A é uma doença viral que afeta o fígado e pode ser transmitida através do consumo de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas. Essa forma de hepatite é bastante comum, mas geralmente não causa complicações graves e tende a ser autolimitada.

 

Os sintomas da hepatite A podem variar, mas geralmente incluem fadiga, náuseas, vômitos, febre, perda de apetite, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Além disso, uma característica distintiva da hepatite A é a icterícia, que se manifesta pela coloração amarelada da pele e dos olhos.

 

Para se proteger da hepatite A, é importante adotar medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos adequadamente antes das refeições e após o uso do banheiro. Além disso, é essencial consumir água tratada, alimentos bem higienizados e evitar o consumo de frutos do mar crus ou mal cozidos.

 

A vacinação é uma medida preventiva eficaz contra a hepatite A. Consulte um profissional de saúde para saber mais sobre a vacina e se ela é indicada para você, especialmente se você planeja viajar para áreas onde a doença é endêmica.

 

Lembre-se: informação e prevenção são as melhores armas contra a hepatite A. Compartilhe essas informações com seus amigos e familiares para que todos possam se proteger!

error while rendering plone.comments